Competência em informação: conexões no ensino de fontes de informação

Autores/as

Palabras clave:

Competência em Informação. Formação do bibliotecário. Fontes de Informação.

Resumen

Análise das possibilidades teóricas e práticas da aplicação de modelos de competência em informação na disciplina de Fontes de Informação. Pesquisa de caráter aplicado, quanto aos procedimentos trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, com análise comparativa entre a literatura sobre o tema e o plano de ensino da disciplina de Fontes de Informação oferecida no curso de Biblioteconomia da Universidade do estado de Santa Catarina em 2015. A aplicação de exercícios permitiu apresentar o estado da arte dos graduandos quanto à competência em informação na busca, acesso e uso de fontes de informação. Os resultados apontam para uma estreita relação entre a disciplina e os modelos de competência em informação, demonstrando a importância da utilização dos modelos na formação acadêmica, pois fortalece o papel de mediação no desenvolvimento de habilidades para a busca, acesso e uso da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisa Cristina Delfini Correa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Sociologia Política/UFSC

Docente do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação - DBI/FAED/UDESC e do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - PPGINFO/FAED/UDESC

Publicado

2018-03-30

Cómo citar

CORREA, E. C. D. Competência em informação: conexões no ensino de fontes de informação. Revista ACB, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 37–53, 2018. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1399. Acesso em: 5 feb. 2025.