Gestão e organização do serviço de referência: perspectivas contemporâneas

Autores/as

Palabras clave:

Organização da informação, Uso da informação, Gestão de bibliotecas universitárias, Serviço de Referência.

Resumen

Resumo: A evolução tecnológica que permeia a sociedade contemporânea representa um dos maiores causadores de mudança nas práticas de organização, representação e uso da informação, sobretudo em unidades e serviços de informação. A realidade aponta que é necessária a constante reestruturação e gestão dos serviços prestados, em especial na concepção orientada para as necessidades dos utilizadores. O presente estudo está ancorado a um projeto de tese, cuja temática contempla a gestão do serviço de referência. Objetivo: Apresentar indícios preliminares acerca da composição dos principais elementos que podem constituir um serviço de referência e informação, adequado às novas tendências da atualidade, nas bibliotecas universitárias. Metodologia: A pesquisa é de abordagem qualitativa, de ordem intelectual, caracterizada como uma revisão sistemática da literatura. A amostra de pesquisa foi selecionada a partir da busca nas Bases LISA, ISTA e LISTA, com uso dos termos “Reference Service” e “University Libraries”, considerando os artigos de periódicos como materiais de análise, publicados entre 2008 e 2018. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, analisaram-se 33 artigos, cujo conteúdo foi identificado por meio do estabelecimento de uma matriz de síntese. Conclusões: Com os apontamentos da literatura, concluiu que os serviços, oferecidos tanto na concepção presencial quanto digital, precisam ser planejados e gerenciados a partir da conjugação dos elementos: tecnologias, profissionais e utilizadores, cuja informação é o insumo que sustenta essa tríade. Assim, aumentam-se as possibilidades dessa informação atender e satisfazer uma necessidade, o que garante o alcance do objetivo principal dos serviços de referência.

 

Palavras-chave: Organização da informação. Uso da informação. Gestão de bibliotecas universitárias. Serviço de Referência.

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Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Mestrado e Doutorado em andamento em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de cursos de capacitação em Biblioteconomia e Metodologia de Pesquisa. Secretário da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG).

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

Célia da Consolação Dias, UFMG

Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC).

Benildes Coura Maculan, UFMG

Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC).

Publicado

2020-07-22

Cómo citar

Santa Anna, J., Dias, C. da C., & Maculan, B. C. (2020). Gestão e organização do serviço de referência: perspectivas contemporâneas. Revista ACB, 25(2), 305–324. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1651