Gestão e organização do serviço de referência: perspectivas contemporâneas

Auteurs

Mots-clés :

Organização da informação, Uso da informação, Gestão de bibliotecas universitárias, Serviço de Referência.

Résumé

Resumo: A evolução tecnológica que permeia a sociedade contemporânea representa um dos maiores causadores de mudança nas práticas de organização, representação e uso da informação, sobretudo em unidades e serviços de informação. A realidade aponta que é necessária a constante reestruturação e gestão dos serviços prestados, em especial na concepção orientada para as necessidades dos utilizadores. O presente estudo está ancorado a um projeto de tese, cuja temática contempla a gestão do serviço de referência. Objetivo: Apresentar indícios preliminares acerca da composição dos principais elementos que podem constituir um serviço de referência e informação, adequado às novas tendências da atualidade, nas bibliotecas universitárias. Metodologia: A pesquisa é de abordagem qualitativa, de ordem intelectual, caracterizada como uma revisão sistemática da literatura. A amostra de pesquisa foi selecionada a partir da busca nas Bases LISA, ISTA e LISTA, com uso dos termos “Reference Service” e “University Libraries”, considerando os artigos de periódicos como materiais de análise, publicados entre 2008 e 2018. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, analisaram-se 33 artigos, cujo conteúdo foi identificado por meio do estabelecimento de uma matriz de síntese. Conclusões: Com os apontamentos da literatura, concluiu que os serviços, oferecidos tanto na concepção presencial quanto digital, precisam ser planejados e gerenciados a partir da conjugação dos elementos: tecnologias, profissionais e utilizadores, cuja informação é o insumo que sustenta essa tríade. Assim, aumentam-se as possibilidades dessa informação atender e satisfazer uma necessidade, o que garante o alcance do objetivo principal dos serviços de referência.

 

Palavras-chave: Organização da informação. Uso da informação. Gestão de bibliotecas universitárias. Serviço de Referência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Mestrado e Doutorado em andamento em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de cursos de capacitação em Biblioteconomia e Metodologia de Pesquisa. Secretário da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG).

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

Célia da Consolação Dias, UFMG

Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC).

Benildes Coura Maculan, UFMG

Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC).

Téléchargements

Publiée

2020-07-22

Comment citer

Santa Anna, J., Dias, C. da C., & Maculan, B. C. (2020). Gestão e organização do serviço de referência: perspectivas contemporâneas. Revista ACB, 25(2), 305–324. Consulté à l’adresse https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1651