Biblioterapia como recurso humanizador na biblioteca escolar

Autores/as

  • Rodenir do Carmo Zucatelli Dal Piaz Prefeitura Municipal de Vila Velha ES
  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espirito Santo

Palabras clave:

Biblioterapia. Biblioterapia de Desenvolvimento. Literatura. Humanização. Biblioteca Escolar. Leitura. Meidação da Leitura Literária

Resumen

Este artigo apresenta como a Biblioterapia de Desenvolvimento pode ser transformadora no ambiente escolar, ajudando na humanização não só dos estudantes, mas também de todo o corpo docente da escola. Valendo-se da leitura, a Biblioterapia de Desenvolvimento cria, na escola, espaços de cuidado e acolhimento promovendo a escuta atenta e amorosa e oportunizando o estudante expressar seus sentimentos e emoções propiciando assim, a concretização dessa ação. Além disso, essa atividade terapêutica busca possibilitar que toda a equipe escolar cuide de si para assim, poder cuidar do outro, auxiliando no desenvolvimento psíquico e emocional, tão importante para a saúde física e mental do ser humano. A literatura vem como recurso renovador de cuidado terapêutico e ajuda a resgatar o lado humanizador tão necessário nos tempos atuais.

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Biografía del autor/a

Rodenir do Carmo Zucatelli Dal Piaz, Prefeitura Municipal de Vila Velha ES

Bibliotecária Escolar
Formada pela Universidade Federal do Espirito Santo
Mediadora de Biblioterapia de Desenvolvimento
Especialização em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária

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Publicado

2023-12-13

Cómo citar

Piaz, R. do C. Z. D., & Pereira, G. (2023). Biblioterapia como recurso humanizador na biblioteca escolar. Revista ACB, 28(4), 1–20. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1927