Biblioterapia como recurso humanizador na biblioteca escolar

Autores

  • Rodenir do Carmo Zucatelli Dal Piaz Prefeitura Municipal de Vila Velha ES
  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espirito Santo

Palavras-chave:

Biblioterapia. Biblioterapia de Desenvolvimento. Literatura. Humanização. Biblioteca Escolar. Leitura. Meidação da Leitura Literária

Resumo

Este artigo apresenta como a Biblioterapia de Desenvolvimento pode ser transformadora no ambiente escolar, ajudando na humanização não só dos estudantes, mas também de todo o corpo docente da escola. Valendo-se da leitura, a Biblioterapia de Desenvolvimento cria, na escola, espaços de cuidado e acolhimento promovendo a escuta atenta e amorosa e oportunizando o estudante expressar seus sentimentos e emoções propiciando assim, a concretização dessa ação. Além disso, essa atividade terapêutica busca possibilitar que toda a equipe escolar cuide de si para assim, poder cuidar do outro, auxiliando no desenvolvimento psíquico e emocional, tão importante para a saúde física e mental do ser humano. A literatura vem como recurso renovador de cuidado terapêutico e ajuda a resgatar o lado humanizador tão necessário nos tempos atuais.

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Biografia do Autor

Rodenir do Carmo Zucatelli Dal Piaz, Prefeitura Municipal de Vila Velha ES

Bibliotecária Escolar
Formada pela Universidade Federal do Espirito Santo
Mediadora de Biblioterapia de Desenvolvimento
Especialização em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Piaz, R. do C. Z. D., & Pereira, G. (2023). Biblioterapia como recurso humanizador na biblioteca escolar. Revista ACB, 28(4), 1–20. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1927