Accesibilidad en entornos informativos virtuales dirigido a personas con discapacidad visual

Autores/as

Palabras clave:

Ambientes informacionais virtuais, Acessibilidade, Inclusão social, Inclusão virtual, Deficiência visual

Resumen

Esta investigación documental con enfoque cualitativo tuvo como objetivo general analizar entornos virtuales de información de instituciones especializadas en personas con discapacidad visual, con el objetivo de identificar iniciativas que se centren en la inclusión de personas con discapacidad visual en el universo virtual. Para ello fue necesaria la realización de terceros, es decir, objetivos específicos: identificar institución nacional y extranjera especializada en accesibilidad; identificar las principales tecnologías puestas a disposición y/o desarrolladas por las instituciones; identificar los principales servicios prestados por las organizaciones; identificar los principales recursos materiales producidos y/o puestos a disposición por las instituciones; identificar acciones con potencial para la inclusión social de personas con discapacidad visual. Aplicando el método comparativo, se utilizaron como objetos de investigación entornos informativos virtuales pertenecientes a instituciones especializadas en accesibilidad para personas con discapacidad visual, a nivel nacional el sitio web digital de la Fundación para Ciegos Dorina Nowill, y en el extranjero el sitio web digital del Servicio Nacional de Bibliotecas. para ciegos y personas con dificultades para acceder al texto impreso. Es posible identificar servicios como Dorinateca, División Soluciones de Accesibilidad, Pregúntale a un Bibliotecario, BARD, Braille-on-Demand, los principales recursos que ofrecen las instituciones, táctiles, sonoros y digitales, tecnologías desarrolladas por organizaciones como Dorina Daisy Reader y Digital. Jugador estándar. Es posible observar que estos entornos virtuales tienen el potencial de brindar apoyo a la inclusión de personas con discapacidad en la red, pero no exclusivamente para ella, ya que muchas de las iniciativas, aunque propuestas a través del entorno virtual, en la práctica terminan materializándose. en el mundo físico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Igor Mendes da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Faculdade de Filosofia e Ciências (FCC) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” (UNESP), Marília - SP. Bacharel em Biblioteconomia pela FCC, UNESP, Marília - SP.

Richele Grenge Vignoli, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”

Pós-doutoranda em Ciência da Informação, PPGCI Unesp Marília. Doutora em Ciência da Informação, PPGCI Unesp, Marília. 

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”

Possui Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri. Líder do Grupo de Pesquisa "Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade". Vogal da diretoria da EDICIC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação e Sociedade, Mediação da Informação, Serviço de Referência e Informação, Bibliotecas Públicas e Biblioteconomia. Mantenedor do site Infohome (www.ofaj.com.br).

Citas

ALVES, J. R. O Tratado de Marraqueche e a exceção aos VIPs: harmonizando direitos humanos e propriedade intelectual para uma humanização dos direitos autorais. In: GODINHO, A. M.; FILHO, M. T. F. RIBEIRO, A. R.; DEODATO, F. N. (org.). Direito, arte, tecnologia e ficção. João Pessoa: IDCC, 2018, v. 2, p. 111-121. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15299?locale=pt_BR. Acesso em: 27 jan. 2024.

BASTOS, K. V. S.; MUÑOZ, I. K.; RAPOSO, P. N. Desafios para as pessoas com deficiência visual no acesso à informação digital. Informação & Informação, v. 25, n. 2, p. 277-301, 2020. DOI: 10.5433/1981-8920.2020v25n2p277. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38826. Acesso em: 10 dez. 2023.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 - Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Brasília, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 07 jan. 2024.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2022. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/publicacoes/. Acesso em: 08 jan. 2024.

CONDE, A. J. M. Definição de cegueira e baixa visão. Instituto Benjamin Constant, 2016. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/educacao/71-educacao-basica/ensino-fundamental/258-definicao-de-cegueira-e-baixa-visao. Acesso em: 08 jan. 2024.

FERREIRA, C. A. L. Pesquisa quantitativa e qualitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, v. 8, n. 2, p. 173-182. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4424. Acesso em: 08 jan. 2024.

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS. Dia Nacional do Braille: saiba mais sobre a imprensa braille no Brasil. Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2019. Disponível em: https://fundacaodorina.org.br/blog/dia-nacional-imprensa-braille/. Acesso em: 08 jan. 2024.

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS. Dorina de Gouvêa Nowill. Fundação Dorina Nowill para Cegos, [s.d]. Disponível em: https://fundacaodorina.org.br/a-fundacao/dorina-de-gouvea-nowill/. Acesso em: 08 jan. 2024.

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS. Quem Somos. Fundação Dorina Nowill para Cegos, [s.d]. Disponível em: https://fundacaodorina.org.br/a-fundacao/quem-somos/. Acesso em: 08 jan. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA: Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=794&view=detalhes. Acesso em: 26 nov. 2023.

LÉVY, P. O que é virtual? Tradução Paulo Neves. 2. ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2011. (Coleção TRANS). 160 p.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.

MICHAELIS. Real In Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Michaelis. [s.d]. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=real. Acesso em: 08 jan. 2024.

MINISTÉRIO DA GESTÃO E DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS. Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). Brasil, abr. 2014. Disponível em: https://emag.governoeletronico.gov.br/. Acesso em: 19 out. 2023.

MONTEIRO, S. D. O Ciberespaço: o termo, a definição e o conceito. DataGramazero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 3, art. 3, jun. 2007. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/6089. Acesso em: 19 out. 2023.

NATIONAL LIBRARY SERVICE FOR THE BLIND AND PRINT DISABLED. History. National Library Service for the Blind and Print Disabled, [2023]. Disponível em: https://www.loc.gov/nls/who-we-are/history/. Acesso em: 08 jan. 2024.

PETRUCCI, M. R.; PIMENTA, S. A. Ambientes virtuais para a cultura como educação: aproximações conceituais e metodológicas. Informação & Sociedade: Estudos, Paraíba, v. 20, n. 2, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/92986. Acesso em: 19 out. 2023.

REDE DE LITERATURA INCLUSIVA. O que são livros Daisy?. Rede de Leitura Inclusiva, 2015. Disponível em: https://novo.redeleiturainclusiva.org.br/materiais-de-apoio/o-que-sao-livros-daisy/#:~:text=O%20Daisy%20(Digital%20Accessible%20Information,como%20mais%20uma%20ferramenta%20na. Acesso em: 20 out. 2023.

ROCHA, J. A. P. (In)acessibilidade na web para pessoa com deficiência visual: um estudo de usuários à luz da cognição situada. 2013. 157 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ECIC-9BFKDS. Acesso em: 19 out. 2023.

SILVA, L. F.; ARAÚJO, W. J.; OLIVEIRA, H. P. C.; ALVES, E. C. Práticas informacionais em ambientes virtuais. Informação & Informação, v. 25, n. 4, p. 431-451, 2020. DOI: 10.5433/1981-8920.2020v25n4p431. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40057. Acesso em: 19 out. 2023.

SONZA, A. P. Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8247. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8247. Acesso em: 20 out. 2023.

WEB ACCESSIBILITY INITIATIVE. About W3C WAI. World Wide Web Consortium, 2023. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/about/. Acesso em: 08 jan. 2024.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM. About us. World Wide Web Consortium, [s.d]. Disponível em: https://www.w3.org/about/. Acesso em: 08 jan. 2024.

Publicado

2025-02-22

Cómo citar

SILVA, I. M. da; VIGNOLI, R. G.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Accesibilidad en entornos informativos virtuales dirigido a personas con discapacidad visual. Revista ACB, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 1–35, 2025. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2185. Acesso em: 10 mar. 2025.