A narrativa poética: a recriação e interação pela concordância <p><i>Poetic narrative: the recreation and interaction by concordance p. 333-343
Palabras clave:
Poesia, Narração de contos, Dança, Estética, Expressão corporal, Expressão democrática, Poetry, Storytelling, Dance, Aesthetics, Democratic expressionResumen
A narrativa poética pode-se assemelhar a uma dança literária das palavras, atravessada pelo movimento do ritmo e das sonoridades. A recriação contínua e interação concordante entre as palavras, ritmos e sons por meio dos versos estimula a re-descoberta dos significados inseridos como mensagens essenciais das coisas que conta. Como exploração dessa definição mostra-se o jogo de concordância: a) entre as versões em português e italiano da poesia do italiano Giacomo Leopardi: “O infinito”; b) no diálogo narrativo entre os movimentos dos bailarinos e a criação poética do narrador, na tarefa interativa de construir uma coreografia e um poema, baseados no conto de uma viagem pelo continente sul-americano. Discute-se o papel da narrativa poética na educação estética para a construção social da realidade democrática feita de múltiplos níveis de significações, que precisa de uma comunicação multicultural entre diferentes narradores e suas linguagens expressivas e narrativas.Abstract: Poetic language may simulate a literary dance with words that merge through ryhtm and sound into the language motion. Continuous recreation and concordant interaction of words with rythms and sounds, interweave together pursuing to re-discover the meanings enclosed as essential messages in the things that are about to be told. In order to explore such statement, the concordance interplay is shown: 1) between the Portuguese and Italian versions from a poem written by Italian poet Giacomo Leopardi: “The infinite”, 2) in the poetic dialogue made up by the narrative movement depicted by dancers and the storyteller creation of a poem -as involved in the interactive task of adjusting poem construction to/ modeling coreographic design, based on a story about a journey through South America-. The role of poetic narrative is discussed concerning the aesthetic education that leads to the social construction of reality in democracy, made up of plural levels of expressed meaning.
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