Práticas informacionais e mediação da informação

um olhar para a tecnodiversidade

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Mots-clés :

Práticas informacionais, Mediação da informação, Tecnodiversidade, Bibliotecas universitárias.

Résumé

Este artigo realiza reflexões acerca de práticas informacionais sob a perspectiva da mediação da informação na ambiência de bibliotecas universitárias, buscando evidenciar a tecnodiversidade no contexto social. Com o objetivo de compreender o papel do mediador da informação quando confrontado com as questões da tecnodiversidade e da apropriação da informação pelos sujeitos informacionais. Quanto à metodologia utilizada, o artigo adota a revisão de literatura, caracterizando uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória. Evidenciou-se que a relação entre práticas informacionais, mediação da informação e tecnodiversidade pode favorecer a formação e construção do conhecimento, gerando indivíduos protagonistas de suas próprias histórias, fortalecendo a identidade cultural e social. Em suma, o contraponto sobre a condução de uma transformação social, que não seja imposta por recursos tecnológicos, de realidades distintas ao contexto, constatou-se que está nas mãos dos profissionais e dos usuários da informação.

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Bibliographies de l'auteur

Romeu Righetti de Araujo, Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina / Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI-UEL). Especialista em Sustentabilidade na Gestão Pública (UTFPR). Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bibliotecário/Documentalista na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade Estadual de Londrina (PPGCI-UEL)

Docente permanente da pós-graduação (PPGCI-UEL) nas disciplinas de Docência em Ciência da Informação e Práticas informacionais (Edital 14/2021). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Tem formação em: Pós-doutorado em Ciência da Informação PNPD/CAPES no PPGCI/UEL (2019 - 2022) e mestra pela mesma instituição. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de concentração Produção, Organização e Utilização da Informação (2014-2018). Graduada em Biblioteconomia e Pedagogia com estudos voltados a inclusão, comportamento informacional, práticas informacionais e regime de informação.

João Arlindo dos Santos Neto, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI-UEL)

Professor da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará. Professor Formador I (UAB CAPES), no Curso à Distância de Biblioteconomia da UFPA. Docente Permanente Externo no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (PPGCI/UNESP) e Bacharel em Biblioteconomia pela UEL. É Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Sociedade e Cidadania da UFPA e do Grupo de Pesquisa Interfaces: Informação e Conhecimento da UEL. Membro dos Grupos de Pesquisa Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade da UNESP/Marília, do Grupo Competência e mediação em ambientes de informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publiée

2025-02-22

Comment citer

ARAUJO, R. R. de; BERTI, I. C. L. W.; SANTOS NETO, J. A. dos. Práticas informacionais e mediação da informação: um olhar para a tecnodiversidade. Revista ACB, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 1–25, 2025. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2144. Acesso em: 10 mars. 2025.